segunda-feira, 16 de maio de 2011

Barata cascuda

Quando revirava alguns livros, lá encontrei ela, tímida,  entocada entre Maria Helena Cardoso e Rubem Braga. Olhou para mim com seus olhos miúdos, estagnada pela surpresa de ter sido pega em flagrante. Não reagiu à minha presença intrusa. Balançando suas compridas antenas, apenas me observou. Para ela, eu era uma espécie tão curiosa quanto ela o era para mim. O fascínio era mútuo.
Como saído de um estado de transe, peguei um dos livros que estavam na estante, o que tinha quinhentas páginas e capa tão grossa que mais parecia  madeira. Continuei encarando a criatura asquerosa, dessa vez nem um pouco fascinado. Intenções nada amigáveis bailavam em minha cabeça. Ergui o livro para o alto, acima da cabeça, sem contudo tirar os olhos do animal. Seus olhos lustrosos me fitavam como se pedindo clemência. Mas fui irredutível.De repente, ficou tarde para voltar atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário